Está sendo entregue a primeira etapa das obras de ampliação e reforma no fórum. As 20 novas salas (gabinetes, cartórios, assessorias dos magistrados, sala de reunião e de audiências, recepção e posto bancário) totalizam 1.400 metros quadrados, que abrigarão já foram concluídas, bem como as melhorias no Tribunal do Júri.
Segundo o coordenador Celso Marques, ainda falta ser concluída a parte exterior, como arborização, e alguns ajustes, como instalação de ar condicionados e de outros equipamentos e móveis. A data de inauguração ainda deve ser definida pelo Tribunal de Justiça e prefeitura, que foram parceiros na obra, investindo R$ 917 mil.
A partir de agora, também passa a ser viabilizada a elevação da comarca de 3ª para entrância especial. A nova estrutura tem capacidade para abrigar novas varas, uma das exigências para a elevação, já que a antiga sede não tinha mais espaço. Atualmente, a comarca possui nove varas, sendo duas criminais e outras sete cíveis.
Se aprovada a elevação, o Judiciário passará a atuar com mais magistrados em Sinop, podendo acelerar a tramitação de muitos processos. São cerca de 20 mil. É o quarto maior volume do Estado, perdendo apenas para Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis que já são de entrância especial.