O governador Blairo Maggi, secretários estaduais, deputados e empresários que integram a comitiva mato-grossense, conheceram hoje, na capital sul-africana, o estádio Soccer City, um dos maiores que estão sendo construídos para a copa do mundo do ano que vem. É um dos 10 estádios onde as seleções vão competir. O City tem capacidade para 97 mil pessoas, cerca de 50% a mais do que terá o Verdão, em Cuiabá, na Copa de 2014. Eles estiveram nas arquibancadas, vestiários, setores de entrada-saída e demais dependências, acompanhados de integrantes do comitê organizador da Fifa.
“Conhecemos algumas fases preparatórias de projetos, as principais exigências da Fifa na execução do planejamento, as dificuldades que estão enfrentando em obras, logística, processos licitátórios e outrass questões fundamentais que vamos ter que colocar em prática para Cuiabá ficar pronto para a Copa de 2014”, disse, com exclusividade, ao Só Notícias, o secretário estadual de Esportes, Baiano Filho, que está em Joanesburgo.
Hoje, no primeiro dia da visita, os mato-grossenses se dividiram em equipes. Blairo e alguns secretários estiveram com o comitê central da Fifa. O secretário Baiano Filho foi ao Ministério do Turismo conhecer as medidas que estão sendo colocadas em prática para receber milhares de turistas. “Aqui na África deve ocorrer o que acontecerá em 2014 em Cuiabá. Nosso Estado será conhecido no mundo por um grande número de torcedores de diversos países que vão ao nosso Estados acompanhar suas seleções jogarem. Isso implica em construir e ampliar hotéis, mais linhas aéreas e muitas outras de infra-estrutura”, disse secretário.
O secretário Diogenes Curado coordenou a equipe que estive com comandantes de policiamento e conhecendo os planos de segurança nos estádios, aeroportos, locais onde ficarão as seleções.
Para encerrar o primeiro dia de visitas, o governador e a comitiva mato-grossense foram visitados pelo técnico da seleçãod a África, o brasileiro Joel Santana. O encontro foi em um restaurante na praça Mandela. ” Ele parabenizou a iniciativa de nós mato-grossenses em vir aqui aprender o que está dando certo ou errado neste grande trabalho que é organizar e sediar uma copa”, acresentou Baiano. A direfença de fuso horário entre Cuiabá e Joanesburgo é de 6 horas. Neste momento (19:01h), já é terça-feira na capital sul-africana.
A comitiva começará o segundo dia de visitas à África conhecendo o aeroporto de Joanesburgo.