Uma comitiva composta por 25 prefeitos mato-grossenses estará, hoje, em Brasília, para participar da Mobilização Ações e Estratégias 2012. De acordo com a Associação Mato-grossense dos Municípios, o evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e deve sair uma proposta, que será levada ao Congresso Nacional, para discussão de temas como repasses dos royalties do petróleo para os municípios, verbas para saúde, finanças e encerramento de mandato.
O presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, salientou a importância da participação dos prefeitos na retomada da pauta de reivindicação que visa ao atendimento de antigas demandas das prefeituras. Em relação aos royalties, por exemplo, os prefeitos reivindicam a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.565/2011, que redistribui os recursos arrecadados com a exploração do petróleo.
Entre os milhares de gestores esperados, diversos sul-mato-grossenses já confirmaram participação. Gestores de Goiás também participarão da atividade. Com isso, engrossa o “coro” dos gestores municipais dos estados do Centro-Oeste no evento nacional.