PUBLICIDADE

Comitiva chinesa que percorre parte do provável traçado de ferrovia já está em solo mato-grossense

PUBLICIDADE

A comitiva composta pelo embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e 23 empresários chineses chegou a Mato Grosso pela cidade de Comodoro (644 km a Oeste de Cuiabá), esta manhã, e foi recebida com festa pela população. Recepcionando a comitiva que chegou em solo mato-grossense, o governador Pedro Taques destacou a importância da construção da ferrovia transcontinental que possibilitará escoar a produção pelo Oceano Pacífico e afirmou que todos os esforços serão concentrados para iniciar a obra o quanto antes.

Segundo Taques, existe vontade política para realizar a obra e a expectava é que a parceria com o governo chinês possibilite a conclusão da ferrovia em um curto espaço de tempo. O governador destacou ainda que a saída para o Pacífico irá ampliar as possibilidades de negócios para o Brasil e ainda aproximará os países andinos. “Estou otimista porque este é um momento importante para realizar esta obra. Tenho certeza que iniciaremos esta ferrovia para escoar nossa produção até a China. Vamos superar a distância que nos separa”.

O embaixador da China disse que ficou emocionado com a recepção do povo mato-grossense e enfatizou que está animado com a expedição para conhecer parte do caminho onde deve ser construída a ferrovia transcontinental. “Estou emocionado de estar aqui. Não tenho nem palavras para descrever. Quero dizer que Brasil e China podem ser os melhores amigos”, disse o embaixador Li Jinzhang.

Junto com os Estados de Rondônia e Acre, Pedro Taques lidera a comitiva formada pelo embaixador da China no Brasil e 23 empresários e diretores de empresa de construção pesada, bancos de investimentos chineses e membros da embaixada. A equipe de estrangeiros tem interesse em investir no Brasil para a construção da ferrovia transcontinental que ligará o Brasil e o Peru para aproximar o mercado da América do Sul com a Ásia diretamente pelo Oceano Pacífico. Pelo pré-projeto, a ferrovia cruzará Mato Grosso e passará por Rondônia e Acre até chegar ao Peru.

A expedição começou na segunda-feira (8), quando Pedro Taques, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, a vice-governadora do Acre, Nazaré Araújo, assinaram, em Ji-Paraná (RO), um protocolo prevendo que os três estados vão buscar condições de cooperação entre si, reunindo informações técnicas e esforços políticos em prol da efetivação da parceria Sino-Brasileira para a construção da ferrovia.

Após a cerimônia de boas-vindas em Comodoro na manhã desta terça-feira a comitiva segue viagem para Lucas do Rio Verde, onde deve chegar na quarta-feira (10) para a primeira grande discussão sobre a implantação da ferrovia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE