Técnicos de diversos ministérios estarão amanhã, em Sorriso, reunidos com lideranças políticas e de entidades para tratar da criação dos comitês gestores que serão formados por representantes de prefeituras, câmaras, sindicatos, entidades e ONGs para auxiliar e fiscalizar o processo de pavimentação da BR-163, do Nortão até Santarém (PA), onde está o porto. O Grupo Trabalho Interministerail vai passar o dia reunido para a criação dos comitês gestores do Plano BR-163 Sustentável.
“‘É a primeira discussão que será realizada e significa que mais uma etapa burocrática está sendo vencida no sentido das obras iniciarem para termos finalmente a BR-163 pavimentada e proporcionando que nossa produção agrícola e madeireira cheguem ao exterior e outros Estados brasileiros com maior rapidez e economia, além de fortalecer econômicamente nossa região e a do Pará”, destaca o presidente do Comitê Pró-BR-163 em Sorriso, Jorge Baldo. O comitê é uma ONG que tem feito propostas e acompanhamento das atividades governamentais e políticas pela conclusão da pavimentação nos 900 km da rodovia.
A nova promessa do governo federal é iniciar asfaltamento ano que vem.
De acordo com Baldo, o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção do Exército) fará 14 pontes entre Santarém e Rurópolis (PA). “Defendemos que o Exército assuma todo a obra. Além das pontes, que faça o asfaltamento”, adiantou.
O encontro do Grupo Interministeral da BR-163 será na câmara, das 08:00 às 18:00hs.