Após a visita de membros do Comitê Organizador Local (COL) e da Federação Internacional de Futebol (Fifa) às obras da Arena Pantanal, em Cuiabá, o governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu que Mato Grosso cumprirá o compromisso feito para organizar um bom espetáculo durante a Copa de 2014.
Apesar da polêmica envolvendo o governo federal e a Fifa na última semana, depois que o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, chegou a declarar que o país precisaria de um “chute no traseiro” para acelerar os preparativos, Silval usou de diplomacia para comentar o episódio. “Estamos recebendo a missão técnica e não nos incomodamos se nos derem algum puxão de orelha, afinal, eles têm experiência no assunto”.
No entanto, o clima foi de total harmonia. O comitê composto por cerca de 40 técnicos da Fifa e do COL não emitiu qualquer opinião sobre as obras. “Não estamos avaliando, estamos trabalhando em conjunto”, ressaltou o diretor do escritório da Fifa no Brasil, Fulvio Danilas.
As visitas têm o objetivo de avaliar as condições de operação do estádio durante os jogos, observando itens como acomodação da imprensa, hospitalidade, distribuição de ingressos, segurança, entre outros. A cada 6 meses, são visitados 6, dos 12 estádios que receberão os jogos da Copa.
Nesta rodada, o grupo já passou por São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. Eles embarcam, ainda na noite desta sexta (9), para Manaus e encerram as visitas na próxima segunda (12), em Natal. Os outros estádios devem ser visitados em setembro deste ano.
O diretor-executivo de operações do COL, Ricardo Trad, frisou que as visitas não são comparativas e que cada cidade-sede tem suas peculiaridades, mas tranquilizou os mato-grossenses afirmando que não foi identificado nenhum problema nas obras de Cuiabá.