A comissão eleitoral da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) homologou as três chapas que concorrem à presidência. Estão aptos na disputa os prefeitos de Nortelândia, Neurilan Fraga (PSD), que encabeça a chapa 1 “AMM Eficiente”; de Alto Paraguai, Adair José Moreira (PMDB), pela chapa 2 “AMM Mato Grosso por Inteiro”; e de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), chapa 3 “AMM Leve e Servidora”. O número de cada um corresponde à ordem de entrega e registro na AMM.
O novo presidente comandará a entidade pelo biênio 2015/2016. Além de deferir as chapas, a comissão também decidiu que no dia da eleição não será permitido o uso de adesivos ou “praguinhas” nas dependências da AMM. Além disso, somente o presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, e os três candidatos poderão fazer uso da palavra durante o processo eleitoral.
A comissão eleitoral é composta por cinco prefeitos, sendo o presidente: Carlos Roberto da Costa (Nossa Senhora do Livramento), vice-presidente: Angelina Benedita Pereira (Planalto da Serra), secretário: Nilson José Vigolo (Vera), além de Ilma Grisoste Barbosa (Sapezal), e Divina Maria da Silva Oda (Pontal do Araguaia).
Estão aptos a votar todos os associados em situação de regularidade junto à AMM. A posse da nova diretoria será realizada em fevereiro, quando a atual gestão encerrará o mandato de dois anos à frente da instituição.
A AMM foi fundada em 4 de maio de 1983 e surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo.
A instituição foi criada com o objetivo de congregar e defender os interesses dos municípios, liderar as lutas municipalistas, prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa, ajudar a elaborar planos de desenvolvimento dos municípios associados, promover eventos para debater problemas técnicos e administrativos dos municípios, entre outros.
O primeiro presidente foi Anildo Lima Barros (1983/1985), então prefeito de Cuiabá.