PUBLICIDADE

Comissão do Senado aprova prioridade no PPA 2016-2019 para ferrovia ligando Mato Grosso a Rondônia

PUBLICIDADE

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou o relatório setorial de Infraestrutura para o Plano Plurianual 2016/2019 do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que incluiu a construção da Ferrovia Bioceânica, no trecho Sapezal, em Mato Grosso, a Porto Velho, em Rondônia, numa extensão de 950 km. A emenda foi apresentada de forma conjunta com o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

Pelo texto, o trecho da ferrovia tem custo estimado de R$ 5 bilhões e faz parte do Plano Integrado de Logística (PIL), que prevê concessão à iniciativa privada e parceria com o governo da China. Os estudos já estão em andamento desde o ano passado. No projeto de viabilidade técnica deve constar os investimentos a serem feitos. No edital de chamamento público era apontado que deveria ser destacado ainda o preço praticado em estudos semelhantes efetivamente realizados, indicando o custo médio de homem-hora para possibilitar eventual comparação entre os valores de ressarcimento dos diferentes projetos (sem prejuízo de sigilo comercial das informações prestadas, se requerido).

No final do ano passado, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou cinco emendas ao Orçamento 2015, todas relatadas pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO). A proposta de maior valor destinava R$ 500 milhões para a construção de trecho da ferrovia, no trecho Sapezal-Porto Velho, mas isso acabou sendo revisto na sanção pela presidente Dilma Rousseff.

Conforme Só Notícias já informou, o governo federal também quer priorizar o processo de licenciamento ambiental da ferrovia ligando Sinop a Miritituba (PA) em pouco mais de 900 quilômetros. Os estudos de viabilidade ainda não foram divulgados.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Senadores avaliam em Mato Grosso investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE