A Comissão de Serviços de Infraestrutura, do Senado Federal, aprovou, hoje, a proposta do senador Jayme Campos (DEM) para incluir o trecho de aproximadamente 27 quilômetros da rodovia dos Imigrantes, que corta Cuiabá e Várzea Grande, na Relação Descritiva das Rodovias do Sistema Rodoviário Federal. De acordo com o senador, a rodovia ou Contorno Sul, que começa na altura do Distrito Industrial de Cuiabá e vai até o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, encontra-se tão deteriorado que os caminhões demoram até quatro horas para atravessá-lo.
Em condições normais, o trecho seria percorrido em 20 minutos. "Se o governo estadual é ineficiente para administrar essa estrutura, cabe ao governo federal assumi-la como fator de integração nacional. É a maneira mais adequada de manter essa rodovia funcionando plenamente durante o ano inteiro", disse o parlamentar, por meio da assessoria.
Campos esclareceu que a rodovia une as rodovias federais BR-163, BR-364 e BR-070 e classificou a sua posição como estratégica para o escoamento de grãos para o Norte e o Sul-Sudeste do país. "Somos um estado eminentemente produtor. Contribuímos substancialmente para a economia do país. Merecemos, como contrapartida do governo, de um sistema logístico eficiente e com infraestrutura que seja capaz de suportar o escoamento de toda a safra", afirmou.
Recentemente mais de duzentos empresários ameaçaram fechar parte dos quatro mil postos de trabalho devido às dificuldades de acesso naquele local. O senador fez coro aos protestos e na tribuna do Senado Federal teceu críticas ao governo. "Está completamente abandonada, não se sabe se a estrada tem buracos ou se os buracos são a própria estrada. Trafegam por ali mais de 17 mil caminhões por dia, sendo que esse número é dobrado na época de pico no escoamento da produção".
Agora o projeto segue, por orientação do relator da matéria, senador Alfredo Nascimento (PR-AM), para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).