PUBLICIDADE

Comissão de Educação quer esclarecimento sobre aplicação das leis da Unemat

PUBLICIDADE

A 14ª reunião ordinária da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, contou com a relatoria de 15 projetos de lei. O presidente da Comissão, deputado Alexandre Cesar (PT) atribuiu as matérias aos respectivos relatores, para a votação na reunião da próxima semana. O parlamentar também solicitou à equipe técnica da Comissão a apresentação de um requerimento para que o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, e o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Taisir Karim, prestem informações quanto à implementação das leis do Executivo que tratam do redimensionamento da estrutura administrativa da instituição e dos Planos de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) de docentes e técnicos administrativos.

O requerimento para que o reitor e o secretário informem a sociedade sobre o andamento da implantação das leis, veio em resposta a um ofício enviado à Comissão pela Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat). A presidente da Adunemat, Maria Ivonete afirma que, diferente do que previa a lei, o Conselho da Unemat (Consune) deliberou o adiamento da realização do Congresso Universitário para abril de 2009. “Os professores querem que o Congresso seja realizado no prazo legal”, ponderou o presidente da Comissão.

“Informação extra-oficial assegura que a recomposição será de 6%. É preciso votar a mensagem com urgência para elaborar a tempo a folha de pagamento com o reajuste. Acredito que até o final do ano, o salário dos professores estará bem próximo do piso nacional da categoria que é de R$ 1.050 para 30 horas semanais”, afirmou o parlamentar.

Já o presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, Alexandre Cesar, lembrou de vários avanços obtidos pelo governo federal na área da educação, com a abertura de 18 novas universidades federais no país e seis novos Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica) em Mato Grosso. Segundo o parlamentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, também avançou bastante, com notas superiores às projetadas para 2010.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE