PUBLICIDADE

Comissão avalia mudanças na lei da pesca em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Minerais da Assembléia Legislativa deve se posicionar nos próximos dias sobre a forma de regulamentação do artigo 45 da Lei 9.096 de janeiro deste ano que criou a Política da Pesca no Estado de Mato Grosso. A proposta é de inclusão de dois novos parágrafos ao artigo que trata das penalidades em caso de infrações. Os novos parágrafos – propostos pelo deputado Wagner Ramos (PR) – visam estabelecer um sistema de recuperação das áreas degradadas e danificadas pelo infrator,. “A Lei de Pesca é ótima em controle e prevenção, mas ela não menciona nenhum meio de recuperação dos danos causados à natureza e, por isso, sugerimos a criação do parágrafo primeiro e parágrafo segundo no artigo 45”, justificou Ramos. As mudanças são para reservar 50% das multas aplicadas aos infratores para a recuperação e restauração da área onde ocorreu a infração. E, o segundo, que o infrator deverá participar diretamente das ações de reparação do ato infracional, ações estas determinada pelo órgão responsável e devidamente acompanhado pelos agentes públicos designados, para que seja feito de modo correto e válido.

Para Wagner, “o acréscimo dos referidos parágrafos irá beneficiar diretamente a natureza, pois se ela está sendo destruída por nós homens, é por nossas mão que ela deve ser restaurada”, disse acrescentando que “não basta só proibir e aplicar multas, pois esses crimes estão longe de acabar, devemos é utilizar a presente lei para proibir, fiscalizar, punir e principalmente restaurar”.

O parlamentar acredita que este procedimento servirá também de desestímulo aos infratores que deverão participar diretamente nas operações de restauração, ajudando os agentes ambientais. “Com esse ato de reparação é possível não só a recuperação da área degradada, mas também a recuperação dos infratores,” declarou.

A Comissão de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos e Minerais da Assembléia Legislativa é assim composta: Sérgio Ricardo (presidente), Dilceu Dal Bosco (vice-presidente), Ademir Brunetto, Nilson Santos e Otaviano Pivetta (membros), José Domingos, Chica Nunes, Maksuês Leite, Mauro Savi e Adalto de Freitas (suplentes). Mais informações:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE