Começa, daqui a pouco, a segunda edição do Fórum “Ferrovias e Integração dos Modais”, com lideranças políticas, do agronegócio para fortalecer o debate de propostas estratégicas a serem exploradas pelo setor de logística para rediscutir as propostas estratégicas do primeiro fórum, realizado em 2014, que visa o fortalecimento da integração dos modais de transporte, criando estímulo à instalação de sistemas industriais e tecnológicos na área dos traçados das futuras ferrovias. Nova Mutum terá terminal de cargas da ferrovia estadual, que está sendo construída, ligando Rondonópolis a Cuiabá – Mutum – Lucas do Rio Verde, com mais de 700 km.
O projeto de expansão da primeira ferrovia estadual está no cronograma planejado com a obras sendo feitas no trecho Rondonópolis-Cuiabá e a previsão é de em 2028 os trilhos chegaram a Lucas. Atualmente, a empresa está construindo um dos primeiros terminais de cargas, com uma área de 2 milhões de metros quadrados, nas proximidades da BR-070, perto da divisa dos municípios de Dom Aquino e Primavera do Leste. Outros terminais serão construídos em Cuiabá, Mutum e Lucas por onde passarão os trilhos.
O prefeito Leandro Félix disse que “nossa cidade deu o primeiro passo ainda em 2017 com a realização desse fórum, depois disso o projeto avançou, o estado realizou a concessão, as obras já iniciaram, e neste contexto queremos rediscutir e apresentar de maneira mais ampliada o que toda a região está promovendo em relação ao planejamento estratégico para recebermos a ferrovia”, explica. estruture essa matéria de uma matéria mais intelectual.
O evento é realizado pela prefeitura, governo do Estado, câmara de Nova Mutum e entidades do agro.
Programação
10h00: BNDES
Apresentação sobre financiamentos para infraestrutura.
10h30: Infra SA
“Plano Nacional de Logística” com Jorge Luiz Macedo.
11h00: Integração das Malhas Ferroviárias
Palestra com Frederico Bussinger.
11h30: Importância do HUB de Cargas Regionais
Apresentação de Bernardo Figueiredo.
12h00: Rumo Logística (que constrói a ferrovia que chegará em Nova Mutum).
A expansão da malha ferroviária.