Os eleitores de Sinop já podem fazer o agendamento do cadastro biométrico para o mês de maio. A biometria passou a ser obrigatória no município. De acordo com analista judiciário Valdiney Rondon, dos 89 mil eleitores sinopenses, apenas 20 mil fizeram a revisão biométrica e é grande o número de eleitores que agendou o cadastramento e não compareceu ao cartório na data marcada. A ausência chega a 30%.
Sinop tem dois cartórios eleitorais com capacidade de fazer 173 cadastros biométricos por dia. Um número pequeno diante demanda de eleitores, afirma o analista judiciário. Ele disse ainda que a Justiça Eleitoral está providenciando a contratação de servidores temporários para ajudar no trabalho, mas que ainda está em fase de licitação.
A partir do dia 2 de fevereiro do ano que vem, o eleitor que não tiver feito o cadastro biométrico vai ter automaticamente o título cancelado e não vai poder votar nas próximas eleições.
Para fazer o cadastro biométrico o eleitor precisa entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral ou ligar para o telefone 0800 647 8191 e agendar o atendimento em qualquer uma das duas zonas eleitoral de Sinop.