quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Com PSF fechado, moradores do Caravágio em Sorriso buscam atendimento em município vizinho

PUBLICIDADE

Durante a sessão itinerante que a câmara realizou no Distrito de Caravágio, lideranças locais se pronunciaram sobre os problemas que a comunidade vem enfrentando. De acordo com o presidente da APM – Associação de Pais e Mestres, Julcivan Chittó, a reforma realizada pela prefeitura na escola foi muito importante, mas outras promessas da administração ainda não foram cumpridas. Segundo ele, a unidade de saúde do distrito está fechada desde o início da atual gestão e sem médico e dentista, muitos moradores acabam tendo que se deslocar ao município de Nova Ubiratã para serem atendidos. "Nosso posto de saúde está fechado. Tínhamos uma enfermeira, mas há três meses ela foi dispensada. O prefeito tinha nos prometido médico e dentista em horário diferenciado para atender os trabalhadores das fazendas, mas até agora nada aconteceu. Muitos acabam indo a Ubiratã quando precisam de atendimento", disse.

Os parlamentares aprovaram um requerimento cobrando do secretário municipal de Saúde informações relativas a falta de médico e dentista no PSF. "No ano passado viemos ao distrito e cobramos a vinda de médico. Agora voltamos e vemos que o posto continua fechado. Uma criança que se machuca na escola precisa ir a outro município para ser atendida. Isso é gravíssimo", critica a autora do requerimento, vereadora Profª Marisa (PSB).

Os moradores reclamaram também sobre a coleta de lixo. "Temos um morador daqui que recolhe o lixo, mas não temos um deposito para colocá-lo até que o caminhão da prefeitura venha recolher e como está havendo demora, o lixo está ficando acumulado. Queremos o barracão que ele nos prometeu, pois agora com a chegada das chuvas vem o problema da dengue", cobrou.

A falta das aulas de informática foi outra cobrança da comunidade. Segundo as professoras, os computadores foram retirados da sala de informática para a reforma da escola e até agora não foram reinstalados.

Os vereadores se comprometeram a fazer gestão junto ao Executivo para que essas reivindicações sejam atendidas. "Percebemos que o quadro da saúde aqui é bem pior que na cidade. Os moradores precisam servir-se da saúde de Ubiratã. Vamos encaminhar isso ao Executivo que tem obrigação de resolver essa situação", disse o presidente Chagas Abrantes (PR).

"Agradeço ao prefeito de Nova Ubiratã por estar atendendo aos sorrisenses e digo que é lamentável saber que a secretária de Educação apareceu na escola somente para a inauguração da reforma e que o laboratório de informática ainda não funciona", acrescentou Luis Fabio Marchioro (PDT).

O líder de governo, vereador Vanzella (DEM) garantiu que levará ao prefeito as solicitações dos moradores. "A cobertura para o lixo é uma reivindicações justa e buscaremos resolver isso rápido. A saúde é um problema mais difícil em decorrência da carência de profissionais, mas traremos um PSF ambulante para preencher essa lacuna. Vou levar ao prefeito também o pedido de retorno da enfermeira para atender aos primeiros socorros, acredito que ele irá atender".

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE