Sempre priorizando a gestão participativa, o prefeito Celso Paulo Banazeski e sua equipe administrativa, formada pela secretária municipal de Educação, Tereza Mangolin, o secretário de Gestão Pública Cláudio Scalon e o secretário de Planejamento e Fazenda Vanderlei Borges se reuniram ontem com moradores do bairro Boa Esperança, para debater melhorias a serem ali implantadas. Participaram ainda da reunião o vice-prefeito Edson Salgueiro, o presidente da Câmara Luiz Antonio Salgueiro e os vereadores Ismaili Donassan, Osmar Serafini e Admar Mânica.
Após um levantamento da equipe, ficou definida a necessidade de ofertar mais 267 vagas na educação infantil para os bairros Sagrada Família e Boa Esperança. "Diante disso, decidimos construir uma creche aqui, com 4 salas de aulas para atender boa parte dessa demanda. Os avanços que tivemos na educação infantil em todo o município foi grande, conseguimos um acréscimo de mais de 60% na oferta de vagas. Mas Colíder está crescendo e a demanda vai aumentando", explicou o prefeito.
A creche será um investimento em torno de R$ 350 mil, com recursos próprios. O projeto será encaminhado para licitação e dentro de aproximadamente 30 dias será iniciada a construção. A comunidade apontou ao prefeito a necessidade de uma unidade de Saúde. Banazeski, por sua vez, informou que tem recursos já garantidos e deverá ser implantado um PSF próximo ao ginásio Roque Guedes para atender os bairros da Torre e Boa Esperança.
A secretaria de Educação, Tereza Mangolin, ressaltou a importância desse engajamento entre a comunidade e a administração, para garantir o direito à Educação. "A nossa satisfação é ver que o direito público está sendo concedido. A reunião de hoje foi uma demonstração de que os moradores tem um planejamento, uma perspectiva de que mais benfeitorias venham para o bairro", disse ela.
Para os moradores, a construção da creche vem em boa hora. Maria Neusa Camargo, moradora do bairro há 25 anos, é uma alegria ver que o bairro não foi esquecido por essa administração como foi pelas anteriores. "Essa notícia foi muito boa e esperamos muito mais. Eu faço parte da pastoral da família e sei que outro pedido nosso é o asfalto e o PSF que o prefeito já anunciou", afirmou. Para a moradora Fátima Coelho, a construção da creche no bairro é uma necessidade e será de grande valia. "Vai auxiliar as mães que precisam e ainda valorizar mais o nosso bairro", comemorou.
O presidente da Câmara Municipal Luiz Antônio Salgueiro, parabenizou a administração municipal pelo lançamento dessa obra tão importante para os moradores e garantiu o apoio da Câmara Municipal. O vereador Osmar Serafini frisou que a creche é uma reivindicação antiga da comunidade do bairro Boa Esperança. "O bairro tem uma grande quantidade de crianças e essa creche vem a oferecer um amparo do poder público para que seus filhos possam ter uma educação infantil próxima às suas casas".