O Conselho Nacional de Justiça acaba de aprovar o pedido de abertura de processo contra vários membros do Tribunal de Justiça, acusados de improbidade administrativa e desvio de conduta. A aprovação do pedido de abertura do processo aconteceu por unanimidade para investigar o desembargador José Ferreira Leite que foi presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Tadeu Cury, além dos juízes Antônio Horácio da Silva Neto (ex-presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso), Marcelo Souza Barros, Marrcos Ferreira e Irênio Fernandes. Do processo, não foi aceita investigação apenas ao juiz de Poconé, Robson Leite.
O CNJ determinou que seja instalado novo procedimento administrativo para apurar as denúncias, desconsiderando parte expressiva do que fora apontado na representação da corregedoria. O novo procendimento será para ouvir os acusados e analisar as supostas provas. A decisão do relator ministro Gilson Dipp foi acompanhada pelos demais ministros. A maioria dos integrantes do conselho não aceitou afastar os desembargadores e juízes.
A denúncia foi feita ano passado pelo corregedor do TJ, desembargador Orlando Perri, que acusa os desembargadores e juízes de usarem o dinheiro público para socorrer financeiramente investidores ligados à loja maçônica Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, que acabou quebrando e de suposto recebimento de vantagens salariais indevidas.
(Atualizada às 22:19h)