Com a presença do deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP), nove partidos lançam na sexta-feira (4), em Cuiabá, o projeto "Mato Grosso Muito Mais" que tem até o momento o empresário Mauro Mendes (também do PSB) como principal pré- candidato ao governo do Estado. O lançamento do projeto ocorrerá na sede da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio/MT), a partir das 19h, e deve contar com a presença de dirigentes do PSB, PDT, PPS, PC do B, PV, PMN, PRB, PSC e PRTB.
De acordo com o presidente estadual do PSB, deputado federal Valtenir Pereira, o projeto é um programa suprapartidário que não está ainda ligado a nenhum pré-candidato. "Essa é uma união que visa apresentar propostas através de temas como Mato Grosso Mais Saúde, Mato Grosso Mais Indústria, Mato Grosso Mais Casas Populares, Mato Grosso Mais Emprego, entre outros. Candidaturas vão ser definidas posteriormente a partir das discussões com os filiados e com os outros partidos".
A decisão de não falar em candidaturas nesse momento visa manter a unidade do grupo que vem sendo chamado de "bloco de esquerda". Pesquisas encomendadas pelas legendas, no entanto, já mostram que o empresário Mauro Mendes é atualmente o pré-candidato com maior viabilidade eleitoral. Ele é presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2008, quando ingressou nas disputas eleitorais.
Valtenir afirmou ontem é um encontro aberto a todas às legendas. A vinda do presidenciável Ciro Gomes, no entanto, é sintomática. Ele tem percorrido vários estados reforçando a pré-candidatura de correligionários pelo país. Assim como Valtenir, Mauro Mendes também prefere desconversar ao falar de candidatura. Diz que pode continuar ajudando o Estado apenas na Fiemt, mas vai definir se disputa ou não o mandato de governador apenas em 2010. Essa possibilidade ele vem cogitando antes mesmo de deixar o PR. "Só vou colocar essa questão na minha pauta de discussão no momento certo".
Além do PSB, o PDT também conta com pré-candidatura para sucessão do governador Blairo Maggi (PR). Trata-se do deputado estadual e empresário Otaviano Pivetta. Mauro Mendes, no entanto, conta com a vantagem de aparecer melhor nas pesquisas de intenção de voto. O vice-governador Silval Barbosa (PMDB) e o prefeito Wilson Santos (PSDB) também trabalham pré-candidaturas para a sucessão de Maggi.