A praticamente oito meses da eleição municipal, o quadro político sinopense vai ganhando, a cada dia, um novo postulante à prefeitura. Até o momento, cinco partidos tem pretensões de lançar nomes visando o processo eleitoral que escolherá um novo comando para o maior município do Norte de Mato Grosso. PMDB, PSDB, DEM, PSD e até o PSB projetam candidaturas próprias neste início de corrida eleitoral.
O prefeito Juarez Costa (PMDB) é o candidato natural à reeleição e, até o momento, a única certeza no processo eleitoral deste ano. O DEM tem como principal pré-candidato o ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco. O nome do ex-prefeito de Sinop, Antônio Contini, até foi colocado como pré-candidato dentro de uma reunião partidária local, mas esta situação não deve vingar e Dal Bosco deve ser confirmado.
O PSD municipal tem como principal nome o empresário e primeiro suplente de deputado federal, Roberto Dorner. Em uma reunião, no ano passado, o grupo local consolidou apoio ao nome dele a prefeito. No mês passado, em reunião com a cúpula estadual do partido, o presidente da Assembleia Legislativa e principal articulador do PSD em Mato Grosso, José Riva, assegurou que o empresário vai disputar à prefeitura de Sinop.
O PSDB vem correndo por fora e o nome da esposa do deputado federal Nilson Leitão, Renata Leitão, é ventilado nos bastidores como pré-candidata. A perspectiva mais sugerida para os tucanos é aliança com o DEM. PSDB e Democratas são aliados históricos no município e já venceram duas eleições municipais [as duas vezes que Leitão foi prefeito de Sinop].
Já a pretensão do PSB é ganhar espaço para se fortalecer. A ex-secretária municipal de Indústria e Comércio, Rosana Martilelli, e o ex-vereador Hedvaldo Costa, já foram citados como “bons nomes” para encabeçar a chapa. No entanto, a pretensão da legenda é conseguir maior espaço no grupo que irá apoiar a reeleição do prefeito Juarez Costa e tomar o posto de vice-prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT).