O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), deve se reunir amanhã, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar de um novo nome, do partido, para assumir o Ministério da Agricultura. De acordo com a assessoria do PMDB, o encontro, acertado na sexta-feira, seria para discutir o fato de Odílio Balbinotti (PMDB-PR), indicado para o cargo, ser alvo de investigação sigilosa no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica. Diante da desistência de Balbinotti, neste sábado, a substituição de sua indicação deve entrar em pauta.
Segundo a assessoria do partido, por enquanto, não estão sendo cogitados novos nomes. Pode ser que Temer ou mesmo Lula apresentem nova indicação mas, em princípio, o substituto de Balbinotti será escolhido, pelo presidente, entre os outros cinco deputados que integravam a lista inicial oferecida pelo partido ao presidente Lula.
Ainda segundo a assessoria, integravam a relação, junto com Balbinotti, os deputados Eunício Oliveira (CE), Tadeu Filipelli (DF), Waldemir Moka (MS), Fernando Diniz (MG) e Valdir Colatto (SC). De acordo com a assessoria, a única reivindicação do partido, desde o princípio, foi que o novo ministro da Agricultura pertencesse à bancada do PMDB na Câmara.