Terá início, amanhã, a revisão biométrica dos eleitores do município de Acorizal, primeira cidade da baixada cuiabana a realizar o procedimento de verificação do eleitorado, em conjunto com a coleta de impressões digitais e fotografias, para votar em urnas biométricas no pleito de 2012. A abertura dos trabalhos terá início às 9h, no Centro de Inclusão Digital, localizado na avenida Honorato Pedroso, no centro da cidade.
A revisão do eleitorado acontece sempre que o número de eleitores se aproxima do número de habitantes, apontando assim possível distorção no cadastro de cidadãos aptos a votar. Acorizal possui uma população de 5.516 habitantes para 4.909 eleitores. O percentual de eleitores, em relação à população total, é de 89%. O Tribunal Superior Eleitoral considera aceitável um percentual em torno de 65%.
Durante a revisão do eleitorado, a população votante deve comparecer ao procedimento para comprovar seu vínculo com o município por meio de documentos pessoais e comprovante de residência. Juntamente com a revisão, o Tribunal Regional de Mato Grosso realizará o cadastramento biométrico dos dados, que consiste na extração das impressões digitais e da fotografia do eleitor.
O registro da impressão digital dos dez dedos será utilizado pelas urnas eletrônicas no pleito de 2012, que só serão habilitadas após a conferência entre o nome e a digital. Já as fotografias serão impressas no caderno de votação, facilitando assim a identificação do eleitor pelo mesário.
O procedimento de revisão biométrica do eleitorado será realizado em sete municípios da baixada cuiabana. Além da Acorizal, as cidades de Nossa Senhora do Livramento, Santo Antonio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Ponte Branca, Jangada e Vale do São Domingos deverão realizar as eleições municipais utilizando urnas eletrônicas de última geração.
O lançamento da revisão biométrica do eleitorado em Nossa Senhora do Livramento será nesta quarta-feira, 19 de outubro.