A prefeitura de Várzea Grande informou que as fortes chuvas que atingiram o município, neste sábado, causaram alagamentos nos bairros Alameda e Construmat, deixando 20 pessoas desabrigadas. As precipitações, que começaram pela manhã e se estenderam até a tarde, provocaram o transbordamento do córrego que corta as regiões, atingindo pelo menos 50 residências.
A administração municipal também informou que equipes da secretaria de Viação e Obras e da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana atuaram na desobstrução do canal e a água escoou ao longo da tarde e, ao anoitecer, a situação já estava sob controle na maior parte das casas. No entanto, cinco famílias permaneceram desabrigadas, pois a água não escoou completamente de suas residências.
Para garantir a segurança dessas famílias, a Defesa Civil, em conjunto com as secretarias de Assistência Social e Educação, providenciou um abrigo temporário na Escola Municipal de Educação Básica ‘Manuel Correia de Almeida’, no bairro Alameda. O transporte das famílias até o local foi realizado com o apoio de um ônibus fornecido pela secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer.
A escola foi escolhida justamente por estar próxima das residências atingidas, uma estratégia para fazer com que os mais atingidos aceitassem receber a assistência até que as águas baixem, possibilitando um retorno seguro. Cada família está abrigada em sala de aula.
O comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, destacou a intensidade das chuvas. “A previsão era uma chuva de 60 mm a 100 mm, mas com certeza foi mais”, afirmou. Ele também alertou que, caso novas chuvas intensas ocorram no domingo, os córregos podem transbordar novamente, mesmo com a limpeza emergencial realizada neste sábado.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.