O Telecentro passa a funcionar no prédio da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato atendendo 160 alunos, distribuídos em 16 turmas, com 40 horas/aulas de informática básica com cursos de Linux, Writer, Call, Impress entre outros. Segundo o instrutor e coordenador do Telecentro Ivan Batistela, além dos cursos gratuitos, a população ainda terá acesso à internet em 10 computadores disponibilizados em horários estratégicos. “A lista com os horários de acesso à internet estará fixada no mural da biblioteca, assim quem quiser fazer pesquisas poderá se programar da melhor forma”, disse Ivan.
A estudante Valéria dos Santos Moacir, 17 anos, já operava computador, mas agora terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, ampliando suas possibilidades em empregos que necessitem de conhecimento de informática. “Nós adolescentes que estamos saindo da escola para o mercado de trabalho precisamos nos especializar para garantir nossa vaga de emprego” afirmou.
A solenidade de inauguração do Telecentro faz parte das comemorações dos 23 anos de Sorriso e contou com a presença das autoridades locais, a exemplo do prefeito Chicão Bedin. Ele anunciou que, em breve, o poder público construirá mais centros que favoreçam o acesso a informática básica e internet a mais pessoas, o máximo possível, “faremos todo o esforço para que mais gente seja beneficiada com este atendimento, que na minha opinião, é de suma importância, uma vez que amplia conhecimentos e traz aprendizado à população”. A secretária de Educação, Avanice Zanata, informou que o Telecentro disponibilizará horários para o Centro de Convivência, para que os idosos também tenham acesso aos serviços. O presidente da câmara, Hilton Polezello, vereadores e secretários municipais participaram da solenidade.