sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Chegam 70% dos equipamentos para Hospital Regional Sinop

PUBLICIDADE

Está acabando a longa espera de mais de 5 anos. Os principais equipamentos para o Hospital Regional (que antes era municipal) chegaram em Mato Grosso. Só Notícias apurou, em primeira mão, que são 3 carretas, lotadas, com 84 camas, blocos cirurgicos, respiradores e monitores – usados em UTIs, carrinhos, serras elétricas e auto clave. A quantidade representa cerca de 70% da infra-estrutura necessária. Foram investidos R$ 6 milhões neste lote. Hoje, o hospital atende com 21 leitos e, com os novos equipamentos, vai dar um salto muito grande para ampliar atendimentos.

O transporte para Sinop será imediato. “Agora, começa a ser feita a instalação, por técnicos das empresas que venderam, devido o processo de garantia. Primeiro, devem ser priorizadas as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Vão ser 10 unidades para adultos e 10 pediátricas. Meu desejo era que abrissemos o hospital plenamente. Porém, temos alguns blocos prontos e outros para ajustar. Onde a estrutura física está adequada já vamos ativando e ampliando funcionamento do hospital”, disse, ao Só Notícias, o secretário estadual de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima. “Sem dúvida, vai aumentar e melhorar muito o trabalho prestado pelo hospital de Sinop”, afirmou.

Mauri lembrou que, há mais de 4 anos, tem sido feitas cobranças ao ministério da Saúde para liberação de recursos visando equipar o hospital.  “Nos últimos anos, o governador Silval Barbosa se empenhou muito, com demais lideranças, para sair a verba e os equipamentos, que são caríssimos, serem adquiridos. Tem um que custa R$ 500 mil”, disse.

Desde que assumiu a secretária de Saúde (há cerca de 3 meses), ele passou a agilizar soluções em vários setores. Mauri lembrou que o processo para liberação dos recursos, processo licitatório, compra e importação foi muito trabalhoso e também lento. “Só Deus sabe o sacrifício que foi para concluir o processo de compra, questões burocráticas ligadas a câmbio, importações, alfândega. Os equipamentos chegaram primeiro na alfândega na Paraíba (PB) onde ficaram várias semanas, pressionamos para agilizar a liberação e acabam de chegar em Cuiabá”, explicou.

“Agora, vamos fazer uma ação rápida para adquirir equipamentos e produtos de menor valor, cuja quantidade é pequena”, acrescentou. “O governador Silval Barbosa tem priorizado muito ações para melhorar a qualidade no atendimento na saúde pública e também ampliar a capacidade. No caso do Hospital Regional em Sinop, será um avanço considerável para o Nortão”, disse o secretário.

Há mais de 4 anos começaram a ser feitas reivindicações para o governo federal autorizar a compra dos equipamentos. O prefeito Juarez Costa teve, com Silval e parlamentares federais, dezenas de encontros com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, secretários executivos e equipe técnica para definir projetos e principais equipamentos. O governo federal fez ao menos 4 promessas de liberar recursos para a compra e as previsões do hospital entrar em funcionamento não se cumpriram. O último “prazo” que o ministério havia estabelecido era segundo semestre do ano passado.

Ano passado, o prefeito Juarez Costa e Silval firmaram acordo e, ao invés de municipal, o hospital passou a ser regional, com a Fundação de Saúde Comunitária fazendo a gestão. Mauri, que era secretário de Saúde de Sinop, coordenou as ações com o Estado para ser feita a transferência da unidade. Dos 84 leitos, 21 foram ativados para “desafogar” o Pronto Atendimento.

O hospital ficou pronto em 2008, no final do 2º mandato do ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB). A obra foi construída pela União com participação da prefeitura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE