Cinco anos depois de ser cassado durante seu segundo mandato, o empresário Marcelo Miranda (PMDB) foi eleito, no primeiro turno, governador do Tocantins. É a terceira vez que ele assume o cargo. Miranda derrotou Sandoval Cardoso (SD) atual governador do Estado.
Natural de Goiânia, Marcelo Miranda é empresário e disputou o primeiro cargo público em 1990, quando foi eleito deputado estadual pelo PFL (atual DEM). Conseguiu reeleger-se para o cargo nas duas eleições seguintes. Em seguida, venceu duas eleições para governador do Estado, em 2002 e 2006, desta vez pelo PMDB.
Miranda ficou no comando do Estado até 2009, quando foi cassado por abuso de poder econômico e político na eleição anterior. Ele e o vice, Paulo Sidnei (PPS), foram acusados de distribuir a eleitores brindes, prêmios, casas, óculos, cestas básicas e consultas médicas por meio do programa social do governo, sem autorização legislativa e sem previsão orçamentária.
A denúncia foi feita pelo segundo colocado das eleições na época, o tucano José Wilson Siqueira Campos. Ao julgar o caso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou que uma eleição indireta fosse realizada pela Assembleia Legislativa do Tocantins, por entender que Campos não tinha a maioria dos votos válidos para assumir no lugar do adversário. Miranda não recorreu e foi substituído, em 2009, pelo então presidente da Casa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), cargo depois ocupado por Sandoval Cardoso.