Começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (13) em Peixoto de Azevedo uma casa para cumprimento de medida sócio-educativa em meio aberto e acompanhameto de crianças e adolescentes em situação de risco. A construção é resultado de um longo trabalho de sensibilização por parte do Ministério Público Estadual junto a administração pública sobre a necessidade da implantação de um local que sirva como ponto de apoio para eles.
Segundo o promotor da Comarca, Adriano Roberto Alves, além de atender 45 jovens que estão sendo acompanhados pela Justiça nos municípioss de Peixoto de Azevedo e Matupá ( vizinho), o local terá estrutura para orientar crianças que apresentam problemas nas escolas. Ele explica que nestas regiões de garimpo, geralmente as famílias são muito pobres e com pouca instrução, alguns pais abandonam os filhos ainda muito novos, são meninos e meninas que crescem entregues à própria sorte, que em alguns casos encontram nas ruas o caminho das drogas e do crime.
Para o atendimento foi formada uma equipe com 20 funcionários, o grupo é composto por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, contará também com a ajuda de professores da rede pública de ensino que vão contribuir com reforço escolar. O custo com os colaboradores será dividido entre os administradores das duas prefeituras.
O local com estrutura para atender 150 pessoas foi construido por meio de parcerias, parte dos recursos vieram de Termos de Ajustamento de Conduta entre o MPE e empresas locais, o restante foi financiado pela Prefeitura de Peixoto de Azevedo.