O Comitê BR-163 (ONG sediada em Sorriso) enviou uma mensagem ao Ministério da Casa Civil questionando o posicionamento do mInistro da Integração Nacional, Pedro Brito, que disse, esta semana, em Cuiabá, que as obras da BR começam apenas em 2007. O presidente do Comitê, Jorge Baldo, questionou: “Devemos acreditar no GTI, no Presidente Lula, no ministro do Transportes, ou no ministro Pedro Brito?”
Johaness Eck, da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais ca Casa Civil, informou que “estamos confirmando com o Ministério dos Transportes que as obras que serão iniciadas em 2006. Por enquanto, temos o compromisso daquele ministério em iniciar a construção de pontes (a relação será confirmada nos próximos dias) e trecho de pavimentação a ser executada provavelmente pelo Exército Brasileiro”.
Eck disse ainda que a pavimentação total do trecho até Santarém “ficará no âmbito da concessão a ser licitada pelo Ministério dos Transportes, que temos a expectativa de se iniciar também em 2006. Assim que tivermos a confirmação, repassaremos a informação para o comitê”.
A luta das regiões Norte de Mato Grosso e Sul do Pará é pavimentar cerca de 900 km da rodovia, da divisa dos dois Estados, até o porto de Santarém possibilitando escoar com consideráveis reduções de custos no frete a safra agrícola, madeira e outros produtos. O escoamento via Santarém encurtará consideravelmente a distância se comparada com os portos de Santos (SP e Paranguá (PR)