Sorriso e Lucas do Rio Verde vão receber novos cartórios eletorais este ano. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral que tem um plano de obras que prevê a construção de dois cartórios a cada ano e obedece uma determinação do Conselho Nacional de Justiça.
Cada tribunal deveria regulamentar os critérios para as escolhas dos municípios. Em Mato Grosso, o TRE utilizou o número de eleitores e o de municípios atendidos pela zona eleitoral para escolher as cidades para receberem novas obras.
Não foi mencionado o valor que será investido para a construção de cada cartório, se ja há uma área destinada em cada município e em quanto tempo as obras devem estar concluídas.
De acordo com a assessoria, em 2012, foram entregues novos cartórios eleitorais em Barra do Garças e Rondonópolis. Para 2014 o Plano de Obras prevê a construção em Primavera e Tangará da Serra. Já os cartórios de Chapada dos Guimarães, Alta Floresta e São Félix do Araguaia devem passar por reformas ainda este ano.
Atualmente, dos 60 cartórios eleitorais, 12 funcionam em sedes próprias. Os demais estão instalados em prédios alugados.