Os eleitores que não votaram nas últimas eleições do Referendo, têm até amanhã para procurar o cartório eleitoral de Sinop e justificar a ausência. As justificativas estão sendo feitas desde o dia das eleições, em 23 de outubro. Em Sinop 15.312 eleitores não votaram no Referendo, com 24,88% de abstenção.
O eleitor que não votou e não justificar a falta, ficará com débito com a Justiça Eleitoral. Se não se regularizar, não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como exercê-la.
Caso já trabalhe em órgão público, não receberá vencimentos ou salário referentes ao segundo mês após as eleições, não poderá obter passaporte, RG ou CPF, e ficará proibido de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, além de pagar uma multa variável de 3 a 10% do valor de 33,2 UFIRs.
Nesse período de final de ano, mesmo estando em recesso, o cartório está funcionando normalmente, com revezamento dos funcionários, das 12 às 18 horas. Além de Sinop o cartório também atende eleitores dos municípios de Feliz Natal, Vera, Santa Carmem, Cláudia e União do Sul, possuindo o 4º maior eleitorado do Estado, com 86.562 eleitores.