A partir de hoje, o Cartório Eleitoral de Lucas do Rio Verde reabre o período de alistamento de eleitores, depois de seis meses interrompido por causa das eleições gerais e do segundo turno, que ocorreu no último dia 29 de outubro. Além de novos títulos, também poderão ser feitas transferências de domícilio e seção eleitoral, e solicitação de segunda via.
O município teve um dos maiores crescimentos no eleitorado do Estado em 2005, passando de 14.279 para 16.363 eleitores, equivalente ao aumento de 11%. Este ano passou para 18 mil, o 22º maior eleitorado do Estado. A 21ª Zona Eleitoral de Lucas do Rio Verde também integra os municípios de Tapurah, Ipiranga do Norte e Itanhangá, com um total de 29.473 eleitores.
Para fazer o título o eleitor deve levar um documento de identificação, comprovante de residência e ter no mínimo 16 anos. No caso de transferência também é necessário o atual título. Homens maiores de 18 anos também devem apresentar comprovante de alistamento militar.
O cartório eleitoral também está recebendo as justificativas de eleitores que não votaram e nem justificaram o voto nos primeiro e segundo turnos. O último prazo para justificar a ausência, no caso dos faltosos no primeiro turno, é no dia 30 de novembro, já do segundo, é no final de dezembro.
Na 22ª Zona Eleitoral de Sinop, a maior do Estado, integrando os municípios de Vera, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem e União do Sul, além de Sinop, com 91 mil eleitores, o alistamento começou a ser feito na semana passada.