O Cartório Eleitoral aponta que 751 títulos de eleitor estão inativos no município. Esta situação pode ser modificada até quarta-feira (7), quando encerra o prazo para a regularização do cadastro eleitoral. Para isso, a unidade local atenderá os eleitores das 8h às 17h até o último dia do prazo. Números do Tribunal Superior Eleitoral apontam que Nova Mutum tem 22,7 mil eleitores.
A chefe substituta do cartório, Francione Souza Paes, alertou aos eleitores que necessitam realizar a revisão ou transferência de seus títulos, que busquem atendimento o mais rápido possível. “A demanda aumenta nos últimos dias, a formação de filas extensas é inevitável comprometendo no tempo de espera para o atendimento”.
Ela orientou ainda que aqueles que tiverem os títulos eleitorais cancelados não poderão obter certidão de quitação eleitoral, documento indispensável para o exercício de alguns direitos. Entre eles, tomar posse em cargo público, tirar passaporte, fazer inscrição em instituições de ensino superior e receber benefícios sociais do governo federal.
Também termina, neste prazo, a oportunidade para que eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida solicitem uma seção eleitoral especial. Segundo a legislação eleitoral, todo brasileiro nato ou naturalizado, alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. Jovens com 16 anos já podem fazer o título e participar do pleito.