Todos os candidatos ao governo do Estado e ao Senado confirmaram participação no painel “Perspectivas de um Mato Grosso Municipalista”, que será realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), na quinta-feira (4), no auditório da instituição. A partir das 8h, o encontro será com os postulantes ao Senado e, a partir das 14,, com os candidatos ao governo.
Na ocasião, a AMM fará a abordagem de temas considerados fundamentais para os municípios. O repasse de recursos de convênios, saúde, educação, infraestrutura, transporte, logística, desenvolvimento econômico e segurança serão alguns dos questionamentos para os candidatos ao Governo. Pacto federativo, emendas parlamentares e o encaminhamento de projetos que impactam na administração municipal serão alguns dos assuntos da pauta com os postulantes ao Senado. Os temas serão abordados em forma de perguntas que serão direcionadas aos candidatos.
O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, o “Chiquinho”, disse que é muito importante que os prefeitos e demais lideranças municipalistas conheçam as propostas para essas áreas, que são essenciais para os municípios. “Será uma oportunidade para que os prefeitos tenham conhecimento das proposições para esses setores, que repercutem de forma significativa na administração municipal”.
As assessorias dos candidatos já participaram de duas reuniões para debater as normas do evento. O painel realizado pela AMM será gravado na íntegra, com a distribuição de uma cópia do material para cada candidato. As respostas e o conteúdo apresentado pelos candidatos durante o painel não poderão ser utilizados por outro candidato, porém as equipes poderão gravar as apresentações. Sob orientação da comissão organizadora ficou definido que o evento não será aberto à participação de cabos eleitorais e nem torcidas organizadas.
A instituição está mobilizando os gestores para participar do encontro. De acordo com a programação, no período da manhã, a partir das 8 horas, estão previstas as apresentações dos candidatos ao Senado Federal, Rui Prado (PSD); Wellington Fagundes (PR), Rogério Sales (PSDB) e Gilberto Lopes (PSOL). No período da tarde, a partir das 14 horas, estão previstas as apresentações de José Riva (PSD); Lúdio Cabral (PT); Pedro Taques (PDT); José Marcondes Muvuca (PHS) e José Roberto (PSOL).
Os candidatos ao governo terão uma hora para a exposição das propostas e os postulantes ao Senado, 50 minutos. As apresentações serão mediadas pelo presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, e pelo vice-presidente da instituição, Milton Toniazzo.
Chiquinho avalia que a reunião será importante, pois os municípios precisam de apoio, considerando a histórica crise financeira que compromete investimentos básicos no atendimento das demandas locais. Além disso, existe uma ampla pauta municipalista, com propostas em tramitação no Congresso Nacional e demandas estaduais que visam facilitar a governabilidade nos municípios.
Entre os itens da pauta nacional, destacam-se os seguintes: aumento do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, atualização da Lei do Imposto sobre Serviços – ISS, partilha dos royalties e encontro de contas com a Previdência Social. A aprovação das propostas no Congresso depende da atuação dos membros da Bancada Federal.