O candidato do Campo Majoritário à presidência nacional do PT, Ricardo Berzoini, lidera o segundo turno das eleições do partido com uma diferença de apenas 1,6 ponto percentual à frente do candidato da Democracia Socialista, Raul Pont.
Segundo boletim divulgado no início da tarde desta segunda-feira pelo coordenador nacional do PED (Processo de Eleições Diretas) do PT, Francisco Campos, a previsão de comparecimento às urnas aumentou. Ontem, a expectativa era de que o quórum tivesse atingido cerca de 150 mil filiados. Hoje, a previsão cresceu para 210 mil eleitores em todo o país.
Na primeira votação, realizada em 18 de setembro, o número de eleitores chegou a 315 mil.
Até as 11h de hoje, a Comissão Eleitoral Nacional totalizou 144.884 votos, provenientes de 1.618 municípios em 23 Estados. Ainda não foram contabilizados os dados do Amapá, Pará, Rondônia e Paraíba.
Ricardo Berzoini lidera a disputa com 71.172 votos (50,8%), contra 68.969 para Raul Pont (49,2%). Votaram em branco 3.119 eleitores e outros 1.624 anularam o voto.
Votação
O processo de votação nas eleições internas do PT foi encerrado às 17h deste domingo. Filiados votaram em seus candidatos à presidência nacional do PT, além de presidentes estaduais em oito Estados (Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe), presidentes municipais em 86 cidades –sendo 10 capitais– e presidentes zonais em 19 diretórios desta instância.
A contagem dos votos acontece nos diretórios municipais do partido, de onde as informações seguem para os diretórios estaduais e depois para o diretório nacional, onde são consolidadas.
Diferentemente do primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou no fim da tarde deste domingo, no escritório nacional do partido em Brasília. Pont e Berzoini votaram pela manhã em Porto Alegre e São Paulo, respectivamente