O candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, visitou Sinop, ontem à noite, e expôs suas propostas para dezenas de advogadas. Entre os compromissos assumidos, o ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT) afirmou que pretende transformar a seccional sinopense em uma sede regionalizada. “Temos um compromisso especial que é dar uma sede a altura do tamanho, da grandeza e da responsabilidade que os advogados sinopenses têm no cenário estadual. Traremos para cá, com o apoio de todos, os serviços disponíveis na capital, para que o profissional consiga resolver tudo por aqui. Quero tornar Sinop, a capital da advocacia no Norte de Mato Grosso”, afirmou, ao Só Notícias.
E, até o momento, as propostas da chapa “Advogar Por Todos, Liderar Pela Ordem”, que tem ainda Fábio Ferreira como candidato à vice, parecem agradar aos eleitores. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Mark apontou que Leonardo Campos lidera as intenções de voto para a presidência da entidade, com 32%. Cláudia Aquino tem 15,6%; José Moreno aparece com 15,1%; Fábio Capilé detém 14,9% das intenções; e Pio da Silva vem em último, com 5%. “Reflete apenas o sentimento do advogado mato-grossense. A cada escritório que visitamos recebemos uma palavra de incentivo e carinho. Esta pesquisa só reafirma o resultado das ruas. A advocacia estadual entende que o nosso projeto coletivo é o melhor para a OAB”, analisou.
O candidato ainda se comprometeu a criar o cargo de procurador chefe da OAB. O objetivo, segundo ele, é fazer o enfrentamento a todas autoridades que violem as prerrogativas dos advogados. “O primeiro requisito será ser bem remunerado. A nossa principal proposta é atender o que o advogado nos pedir. Ele será o componente principal no nosso projeto. A nossa OAB irá acolher, proteger e blindar a advocacia. Quero trazer para a Ordem a forma como administrei a CAA, ou seja, se fazendo presente no interior e na capital. Dando, cada vez mais, estrutura técnica e física para o advogado exercer sua profissão”, explicou.
Outro ponto defendido pela chapa é a defesa dos direitos das mulheres. O grupo pretende pôr em prática um plano coletivo de gestão para a advogada e, entre as principais propostas discutidas, está a preferência para gestantes e lactantes em audiências. “Além disso, queremos acompanhamento permanente da Comissão do Direito da Mulher, quando houver violação à prerrogativa de uma advogada. A intenção é saber se aquela violação se deu em caráter de gênero”.
Para o advogado iniciante, expôs Leonardo, a chapa discute a implantação de cursos preparatórios para o mercado de trabalho. “Daremos a ele cursos de gestão de escritório e oratória, por exemplo. Faremos preços diferenciados nos cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA) para capacitação. O jovem profissional será inserido nos quadros da Ordem e incentivado a participar das comissões. Vamos fiscalizar, com muita efetividade, a aplicação do piso salarial, instaurando processos éticos contra advogados ou escritórios que não pagam, ou pagam abaixo do piso”.
Além de Leonardo Campos e Flavio Ferreira, integram a diretoria da chapa ‘Advogar Por Todos. Liderar Pela Ordem’ o candidato a secretário-geral, Ulisses Rabaneda, candidata a secretária-geral adjunta, Gisela Cardoso, e o candidato a tesoureiro, Helmut Daltro. Itallo Leite será o candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT).
No total, cerca de 15 mil advogados estão ativos na OAB de Mato Grosso. As eleições estão marcadas para o próximo dia 27 deste mês.