A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso, que concorre à reeleição, faz campanha hoje, em Sinop. Ela esteve na sede de Só Notícias, e avaliou que sua gestão realizou trabalho sempre “com muita entrega e se mantendo presente na vida dos advogados”. “Conseguimos avançar no número de participantes nas nossas comissões, avançar oferecendo a oportunidade de capacitação e qualificação para a advocacia, na defesa das nossas prerrogativas, na defesa dos honorários, criamos procuradorias especializadas para defender honorários e para defender prerrogativas.”
A presidente também citou avanços “na participação no interior, na valorização da advocacia do interior, nós conseguimos algo que em 90 anos a OAB não conseguiu da advocacia do interior, que era autonomia financeira. Hoje as subseções tiveram um aumento de mais de 184%, representando aí quase que três vezes o valor que recebia antes, possibilitando o presidente da subseção de fazer uma gestão com maior autonomia, realmente estar priorizando aquilo necessário na subseção.”
Segundo Gisela, “esse resultado de aproximação da advocacia dentro da nossa Escola Superior da Advocacia, levamos para a Advocacia Mato-grossense 18 cursos de pós-graduação, inclusive aqui conseguimos trazer a pós-graduação de Direito do Agronegócio, da UFMT, pós-graduação de Direito Previdenciário, Direito Contemporâneo. Então, foi realmente um avanço na questão da qualificação, mais de 350 cursos jurídicos ao longo de quase três anos, que dá uma média de um curso a cada três dias, e hoje nos colocamos à disposição para um projeto de reeleição que vem com uma chapa bastante renovada, oxigenada, com 85% de renovação na composição atual, a participação do interior bastante efetiva dentro da composição da nossa chapa, 28 das 29 subseções contempladas, dois diretores do interior na nossa diretoria, três diretores do interior na caixa de assistência, Sinop vem representada pela nossa chapa com três conselheiros”, detalhou.
Gisela também ressaltou a necessidade de cada vez mais oferecer a qualificação dos advogados do Estado. “Nós temos um projeto de levar as pós-graduações para outras subseções também. A nossa procuradoria de defesa de prerrogativas, nós vamos fortalecê-la, vamos criar cargos específicos também para avançar nessa procuradoria, ter um representante da procuradoria em cada subseção. Precisamos também avançar na questão estruturar ainda mais nossa procuradoria de defesa de honorários e fazer efetivamente com que a gestão seja uma gestão única, uma gestão que tenha com o interior, com a capital, os mesmos objetivos e foco na defesa da nossa advocacia.”
“Também as questões sociais da OAB Mato Grosso, exercem um papel muito importante junto à sociedade. Temos comissões que fazem a diferença na vida do cidadão, então também esse papel da OAB enquanto representante da sociedade organizada continuar avançando, fortalecendo a nossa participação nos conselhos, enquanto representante da sociedade.”
“Nós vivemos, em Mato Grosso, e eu acho que falando no nível nacional, as dificuldades muito inerentes à questão da morosidade no Poder Judiciário, e esse é um dos desafios que precisamos enfrentar também. Mato Grosso hoje tem, salve engano, 16 vagas abertas de magistrados, o que torna o processo ainda mais moroso. Então, nós estamos cobrando do Poder Judiciário a realização do concurso, o concurso para servidores, esse é um dos desafios. Precisamos também destacar que dentro do sistema jurídico na totalidade, a advocacia é um dos atores do sistema jurídico que precisa ter isonomia na participação”.
Segundo a atual presidente, a jovem advocacia é um dos focos de sua gestão. “Temos 24 mil advogados ativos hoje em Mato Grosso, então nós já temos buscado dar essa estrutura e precisamos avançar com isso. Qualificação, como eu já disse, é algo que vai fazer a diferença, mas, além disso, está realizando ações como que fizemos a Feira de Oportunidades, oferecendo a mentoria também para a Jovem Advocacia e reforçando todo esse acolhimento.”
Gisela participa, esta noite, às 19h, do lançamento da candidatura da advogada Angeliza Neiverth Segura, que concorre a presidência da OAB Sinop. Segundo Gisela, a chapa sinopense também vem com “uma proposta de avanço, de renovação muito semelhante àquilo que acreditamos.”
A eleição na OAB será no próximo dia 18.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.