O secretário-geral do diretório regional do PMDB, Nico Baracat, confirmou o cancelamento da eleição para a renovação do diretório municipal do partido. Baracat alegou que o comando regional do PMDB havia recebido uma denúncia de irregularidade no ato de inscrição das chapas. Ele disse que Terezinha Souza Silva, atual presidente do partido, no entendimento do diretório regional, não poderia assinar a documentação para a realização das eleições. Baracat entende que ela [Terezinha] não poderia responder pelo partido em razão de ocupar a presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear). “Existe uma resolução dentro do PMDB que veta a possibilidade de alguém que exerce função pública presidir um diretório”, disse.
Ele explicou que, com essa decisão, o diretório regional do partido deve nomear uma comissão provisória para comandar o PMDB em Rondonópolis, até a definição do próximo processo eleitoral dentro do partido. “Fora isso, já mandei publicar e comunicar o partido dessa decisão”, avisou. As eleições internas para renovar o diretório municipal do PMDB estavam programadas para este sábado. A atual diretora do Sanear é pré-candidata a presidente do partido e o grupo ligado a ela garante que o fato dela ser presidente do Sanear não é impeditivo para disputar as eleições internas do PMDB.
Ontem, alguns membros do diretório municipal estranharam a decisão do regional. O membro da executiva do partido, Algacyr Júnior, por exemplo, não entende que haja motivos para o cancelamento da eleição interna. “Tudo foi feito da forma legal”, destacou. Ele disse que, até aquele momento, não havia sido comunicado da decisão apresentada pelo diretório regional da sigla. “Para mim, as eleições estão confirmadas para este sábado”, disse.
Um dos pré-candidatos a presidência local do PMDB, Antônio Varnier, afirmou que também não tinha conhecimento do cancelamento. O líder do prefeito na Câmara, Lourisvaldo, foi bem claro. “Quando o seu pai pede para você fazer algo, o que você faz? Obedece, em partido político é a mesma coisa”.