A presidente da Câmara de de Sinop, Sinéia Abreu (PSDB), está articulando em conjunto com os vereadores Santinho Augustinho Salerno (PSDB), de Sorriso, e Nestor Albrecht (DEM), presidente da Câmara de Lucas do Rio Verde, para que o 9º BEC passe a funcionar em definitivo no Norte do Estado de Mato Grosso. As discussões sobre o assunto iniciaram na semana passada, em uma reunião realizada na Câmara de Sorriso, contando com a presença dos três parlamentares e mais o presidente da Associação de Desenvolvimento Regional para Conclusão da BR 163, Jorge Antonio Baldo.
A intenção dos vereadores é unir forças e conseguir benefícios que possibilitem a aceleração do desenvolvimento dos municípios do Norte. Eles vão elaborar um documento em conjunto e encaminhar às instâncias competentes, em nível federal, para que o 9º BEC seja instalado na região. As três câmaras – Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde – ficarão responsáveis em fazer a mobilização nos demais municípios da região.
Sinéia Abreu disse que o objetivo é mobilizar todas as câmaras da região do Estado e buscar apoio político dos prefeitos, deputados, autoridades, comunidade e sociedade organizada e obter assinatura para dar maior legitimidade ao movimento. A partir desta semana, as câmaras vão apresentar moção de apelo ao 9º BEC, mostrando a necessidade do Exército na região.