A indicação que solicita a criação de mais uma zona eleitoral em Sinop será votada, hoje à noite, na sessão da câmara. O pedido será encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso. O alto número de eleitores foi o principal argumento apresentado pelos vereadores José Pedro Serafini (Pedrinho/sem partido), Gilson de Oliveira (PP), Juarez Costa (PMDB), Mauro Garcia (PPS), Tião da São Camilo (PMDB), Sinéia Abreu (PSDB), Jorge Muller (PSDB) e Betão (PFL), que assinaram a indicação.
Conforme a justificativa, hoje, a 22ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Sinop, Santa Carmem, Cláudia, Vera, Feliz Natal e União do Sul, tem o maior colégio eleitoral do Estado. Nos seis municípios são 86.562 mil eleitores, segundo último levantamento feito pelo Cartório Eleitoral. “Além de ter o maior número de eleitores do Estado, Sinop centraliza a distribuição de urnas eletrônicas para demais zonas eleitorais da região como Sorriso e Lucas do Rio Verde”, destacou o presidente da Câmara José Serafini. “Sinop, com certeza, tem condições de abrigar mais uma zona”, afirmou.
O acúmulo de serviços para apenas um juiz eleitoral também foi outra justificativa apresentada pelos vereadores. Na eleição passada o juiz eleitoral, Clovis de Mello, expediu 12 direitos de resposta, 181 prestação de contas, 12 investigações judiciais, 45 representações e 331 registros de candidaturas.
Outro ponto frisado pelos parlamentares é a capacidade que as novas instalações do cartório eleitoral tem para abrigar uma nova zona Eleitoral. “no mês de outubro próximo passado a Justiça Eleitoral de 22ª Zona inaugurou as instalações físicas de sua ampla e própria sede que, frize-se, possui capacidade plena para abrigar e sediar um segundo Cartório Eleitoral”, diz a justificativa.
Além desta, outras nove indicações, três Projetos de Lei, um requerimento e quatro pareceres serão votados na próxima sessão.