A liberação de incentivos para a instalação de novas indústrias será votada hoje, durante sessão da câmara. O projeto concede até 100% de isenção sobre o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), sob a construção civil da sede e planta industrial da própria empresa, no IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e taxa de alvará de localização-funcionamento, para empresas que se instalarem no distrito industrial do município. Os incentivos serão oferecidos para os dois primeiros anos de funcionamento, caindo para 50% nos terceiro e quarto anos.
Se aprovada hoje, a proposta ainda deverá passar por uma segunda votação. Depois de sancionado, as empresas poderão apresentar os projetos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Deverá ser entregue uma carta consulta e projeto de viabilidade econômica-financeira, devendo conter a descrição da atividade do projeto, a geração de emprego, o valor do investimento, a indicação e justificativa de área necessária. O parecer será dado em 30 dias.
O novo distrito industrial de Lucas do Rio Verde deve ser aberto ainda este mês. Serão ofertados 192 terrenos com mil metros cada. Estes poderão ser pagos em até três parcelas mensais. Já para o pagamento à vista será concedido desconto de 20%. Algumas empresas, de variados segmentos, já estão na lista de espera para se instalarem no local e aguardam aprovação do Legislativo.
O atual distrito tem cerca de 130 empresas instaladas.