Os vereadores de Sinop aprovaram, hoje, em primeira votação, o projeto de lei da prefeitura que autoriza a doação de uma área para o governo do Estado construir um posto avançado do Quarto Batalhão do Corpo de Bombeiros. O imóvel tem 5 mil metros quadrados e fica na avenida das Figueiras, entre os bairros Jardim Europa e Delta (cerca de 1,5 quilômetro da Unemat).
A área, na realidade, pertence a um empresário. Desta forma, o projeto encaminhado ao Legislativo pede autorização para que a prefeitura possa receber o imóvel e, em seguida, repassar para o Estado construir uma garagem operacional, com espaço para viaturas de combate a incêndios e resgate, além de alojamentos e espaço para refeições.
Na primeira votação, os vereadores fizeram uma série de mudanças no projeto. Por meio de uma emenda supressiva, retiraram do texto uma cláusula que tratava sobre a reversão do imóvel ao dono da área que, neste ato, doa ao município. Também aprovaram duas emendas do vereador Leonardo Visera (Patriota) com a exclusão da possibilidade da área ser remanejada posteriormente. Outra emenda aprovada foi proposta pela bancada do PSDB, ampliando o prazo para construção do posto avançado para oito anos.
As quatro alterações foram aprovadas com voto contrário do vereador Ícaro Severo (PSL), que também votou contra o projeto. O secretário Luciano Chitolina (DEM) também foi contrário a emenda que ampliou o prazo de construção.
Conforme Só Notícias já informou, o ponto de concentração do batalhão em Sinop fica localizado na rua João Pedro Moreira de Carvalho, às margens da BR-163, no Setor Industrial. Atualmente, o batalhão da capital do Nortão é formado por 66 militares que trabalham 24 por 36 horas. O projeto do novo posto contempla uma viatura de resgate com motorista e três socorristas, garagem, alojamento com banheiro e uma cozinha. O local funcionará 24 horas, a troca de comando será feita no batalhão na rua João Pedro Carvalho e a equipe de plantão se deslocará ao alojamento onde aguardará solicitações de ocorrências.
Havia sido cogitada a implantação de um posto avançado na antiga secretaria municipal de Obras, entre as avenidas Bruno Martini e André Maggi (próximo ao cemitério), porém, em 2018, a prefeitura respondeu ao Corpo de Bombeiros que por questões financeiras não seria possível. Hoje, no local funciona o Conselho Municipal de Educação.