O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), o Grupo de Trabalho Infraestrutura, o grupo ambientalista Conservação Estratégica e outras entidades ligadas ao meio ambiente promovem nesta quarta-feira, às 15h, na Câmara dos Deputados, debate sobre o estudo econômico da Unidade Hidrelétrica (UHE) Castanheira, no município de Juara. O objetivo é divulgar os resultados de estudo econômico sobre os benefícios e custos esperados do projeto da UHE e promover debate entre organizações da sociedade, comunidades locais e tomadores de decisão sobre projetos de infraestrutura.
Conforme Só Notícias já informou, o secretário estadual de Meio Ambiente, André Luís Torres Baby designou uma equipe multidisciplinar composta por servidores da Sema para analisar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para possível implantação da usina no rio Arinos.
Segundo informações divulgadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a UHE Castanheira terá uma potência instalada de 140 MW. O reservatório a ser formado pela barragem deverá ocupar uma área de 9.470 hectares (94,7 km²) e se estender por 67 km. A maior parte da área do reservatório (99,96%) estará no município de Juara e o restante no município de Novo Horizonte do Norte (0,04%).
De acordo com a EPE, a UHE Castanheira não alagará terras indígenas e unidades de conservação. “Além disso, serão criados programas ambientais que buscam a preservação e a redução de impactos sobre a fauna, a flora, os peixes, a qualidade da água e, principalmente, programas sociais que irão mitigar os efeitos causados sobre a população localizada nos municípios que terão terras alagadas e/ou atividades econômicas atingidas”, divulgou a empresa.
As audiências públicas para apresentação do EIA/RIMA da UHE Castanheira serão realizadas no dia 21 de março, em Novo Horizonte do Norte, e 22 de março, em Juara.