A câmara aprovou, ontem à noite, por unanimidade e em única votação, o projeto de lei do legislativo que denomina a Unidade de Pronto Atendimento – UPA- no bairro Centro Norte de Sorriso. O projeto é de iniciativa do presidente Luis Fabio Marchioro (PDT) e abaixo-assinado pelos demais parlamentares. Se for sancionado pelo Poder Executivo dará ao UPA o nome de Sara Akemi Ichicava. Ela faleceu de câncer no último dia 1º de setembro e a decisão do legislativo é um reconhecimento pela contribuição do trabalho que Sara prestou para a saúde pública do município.
"É uma alegria para nós aprovarmos este projeto. Sara é merecedora desta singela homenagem por tudo que fez por nossa sociedade", disse o vereador Elias Maciel (PSB). "É uma homenagem justa, afinal Sara trabalhou muito pelo nosso município e nos deixou tão jovem", acrescentou o presidente Luis Fabio.
Ex-secretária municipal de Saúde (de 2001 a 2003), Sara também foi coordenadora de Serviços de Enfermagem no Hospital Nossa Senhora de Fátima,coordenadora do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento em DST e HIV/AIDS, e também trabalhou no Hospital Regional. Foi uma das idealizadoras da Adictos – Casa de Sarah, da Igreja Batista, que recebe o nome em sua homenagem e que deverá ter seu serviço de apoio e recuperação declarados de utilidade pública se o projeto de lei do vereador Vanzella (DEM) foi sancionado.