PUBLICIDADE

Câmara de Sinop debate lei de prioridades para 2008 com pouca participação popular

PUBLICIDADE

Os vereadores de Sinop realizaram na tarde desta quinta-feira audiência pública para discutir a respeito da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, do município referente ao exercício financeiro de 2008. A audiência aconteceu no plenário da Câmara Municipal, tendo a participação da presidente Sineia Abreu, dos vereadores Mauro Garcia (PPS) Gilson de Oliveira, (PP), Cleuza Navarini (PTB) e Zuleica Mendes (PMDB).

Embora seja muito importante por oferecer à população a oportunidade de apresentar sugestões, idéias, ajudando a traçar as metas prioritárias para o município, a audiência pública teve uma pequena participação popular. “Seria muito importante se a população tivesse participado para poder ver e analisar as prioridades e metas da administração pública municipal, mas infelizmente poucas pessoas vieram à Câmara para ajudar no processo de construção da LDO”, disse Sinéia Abreu.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias constitui-se em um conjunto de instrumentos de planejamento criados pela Constituição Federal de 1988, compreendendo as metas e prioridades da administração pública municipal, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA, dispondo sobre alterações na legislação tributária e estabelecendo a política de aplicação das Agências Financeiras Oficiais de Fomento. A LDO é um elo entre o PPA – Plano Plurianual, e a LOA, pois é por intermédio deste instrumento legal que são dadas as diretrizes para a elaboração do Orçamento.

De acordo Sinéia Abreu, com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO assumiu um papel muito importante como instrumento de gestão fiscal, estabelecendo critérios para a fixação de limites para a execução de despesas previstas no orçamento público. A LDO tem papel de regulamentar as diretrizes relacionadas à estrutura do orçamento e gestão financeira. Na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o prefeito Nilson Leitão apresentou as metas e prioridades para todos os setores da administração municipal. Os vereadores estão analisando as propostas do Executivo Municipal, devendo propor as emendas que consideram necessárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...
PUBLICIDADE