A Câmara Municipal de Sinop encaminha esta semana a moção de apelo ao governador Blairo Magg, para que seja feito o repasse de recursos ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Teles Pires, responsável pela manutenção do Hospital Regional de Sorriso. A moção, de autoria da presidente do Poder Legislativo, Sinéia Abreu – PSDB, e endossada pelos demais vereadores, foi aprovada na sessão de ontem à noite.
A moção foi apresentada porque este ano o Governo do Estado não repassou nenhum recurso financeiro correspondente a sua parte ao consórcio, ficando a responsabilidade para os municípios. A moção será encaminhada também ao secretário estadual de Saúde, Augustinho Moro, e ao presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Teles Pires, Osmar Rosseto. O objetivo é impedir prejuízos à população que precisa de atendimento médico naquela unidade hospitalar.
De acordo com a presidente da Câmara, é preciso que este repasse seja feito imediatamente, já que o Hospital não tem como se manter sem a parte que o Governo se comprometeu em pagar a cada mês, da mesma forma que os municípios fazem. “O Hospital Regional de Sorriso atende a população de vários municípios da região. As prefeituras, cujos municípios participam do Consórcio, repassam os recursos ao Hospital, cabendo também ao Governo do Estado fazer a sua parte”, explica Sinéia Abreu.
Através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Teles Pires, o Hospital Regional de Sorriso atende atualmente os municípios de Sorriso, Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera. O Hospital Regional é responsável pelo atendimento destes municípios, ficando o Governo do Estado e os municípios incumbidos de fazer o repasse mensal de verbas pré-estabelecidas.