Com plenário quase lotado, os vereadores de Sinop aprovaram durante a sessão três projetos de lei, sendo um complementar, cinco indicações, um requerimento e dois pareceres. O encontro legislativo aconteceu nessa segunda-feira (10), na Câmara.
Dois projetos, ambos de autoria do Executivo, foram encaminhados extra-pauta e aprovados em primeira e única votação. Um trata sobre abertura de crédito adicional especial (remanejamento de recursos) no valor de R$ 2 milhões. Os recursos, que são contrapartida do município em convênios firmados com governo federal, serão investidos na ampliação da rede de água tratada para 17 bairros. Serão beneficiados: Residencial Florença, Menino Jesus II, Comunidade Bom Jardim, Recanto dos Pássaros, São Paulo I e II, Florais da Amazônia, Boa Vista, América, Novo Jardim, Jardim Botânico, Primaveras, Boa Esperança, Terra Rica, Umuarama I e II, e Centro (reservatório central).
Outro projeto aprovado pelo plenário é o que altera a lei complementar 004/2001, que trata sobre o parcelamento de solo de Sinop. Conforme o projeto, de autoria do vereador José Pedro Serafini, “Pedrinho”, (sem partido), presidente da Câmara, as galerias de águas pluviais e drenagem deverão ser canalizadas e aterradas conforme as normas técnicas exigidas em lei. A medida, que visa evitar valas a céu aberto como ocorre hoje nas avenidas Tarumãs e Sibipirunas, por exemplo, foi aprovada em primeira e única votação.
O requerimento, encaminhado extra-pauta, foi apresentado pelo vereador Mauro Garcia (PPS), segundo secretário. O parlamentar quer informações sobre a situação do servidor Valério Gobatto junto a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Mauro quer saber dados como cópia do decreto de nomeação, atribuições do cargo nomeado, entre outras informações. Valério é o novo secretário de Saúde de Sinop e assumiu o cargo no início deste mês.
O plenário aprovou ainda a indicação da vereadora Cleuza Navarini (PTB) que pede o uso de crachás para os funcionários da rede municipal de saúde e outras quatro solicitações feitas pelo vereador Chicão do Varejão: a implantação de redutores de velocidade na rua das Caviúnas, próximo a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a arborização da praça P30, no bairro Jardim das Oliveiras, construção de uma ponte no cruzamento das avenidas Itaúbas e Pinheiros e a que denomina o Centro de Eventos, que ainda será construído, de “Governador Dante de Oliveira”. De acordo com Chicão, a medida é uma forma de homenagear o ex-governador que morreu na quinta-feira (6), aos 54 anos, vítima de infecção generalizada, agravada pelo diabetes.