Os servidores poderão ser beneficiados com pagamento de dívidas assim como os funcionários estaduais. É que os vereadores de Sinop aprovaram na sessão de segunda-feira, na Câmara de Sinop, a indicação da vereadora Cleuza Navarini (PTB) que solicita a firmação de um convênio com o Banco do Brasil para a compra de dívidas dos trabalhadores municipais. Conforme a proposta, o objetivo é reduzir o comprometimento mensal dos salários junto às instituições financeiras (financiamentos). O Estado já fez esse convênio o que motivou a parlamentar a apresentar a proposta.
Conforme a indicação, “o Banco do Brasil garante a liberação de recursos para a liquidação das dívidas dos servidores junto a outras instituições, e de outro o funcionalismo aquece a economia local, colocando as finanças em ordem”, justifica a indicação. “O banco oferece ainda a prorrogação do prazo para a quitação do débito, repactuando com taxas de juros menores e possibilitando s liberação de novos créditos, caso exista margem”, complementa.
A firmação do convênio vai depender da análise do prefeito Nilson Leitão, juntamente com os secretários de Finanças, Astério Gomes, e adjunto de Administração, Milton Figueiredo, para quem foi direcionada a proposta.
Dívidas
Os vereadores querem saber o valor total da dívida que a Colonizadora Sinop tem para com o município. Para isso, aprovaram na sessão de segunda-feira (5), na Câmara de Sinop, o requerimento que solicita os dados. O pedido foi apresentado pelos vereadores José Pedro Serafini, “Pedrinho”, (sem partido), Juarez Costa (PMDB), Mauro Garcia (PPS), e Valdemar Júnior (PPS).
Os parlamentares querem saber o valor dos débitos inscritos em dívida ativa, em execução judicial, incluindo acordos judiciais e extra-judiciais e valor total dos débitos lançados no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). A prefeitura terá um prazo de 15 dias para responder os questionamentos dos parlamentares.