Os vereadores aprovaram, esta manhã, por 8 votos a 3, em sessão extraordinária, projeto da prefeitura encaminhado em regime de urgência que cria cargos de procurador jurídico, gestor administrativo, gestor de regulação, contador e assistente administrativo no quadro efetivo na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Sinop (Ager). Os salários variam de R$ 1,8 mil a R$ 6,5 mil.
A AGER foi criada na gestão de Juarez Costa depois que a prefeitura repassou para uma empresa a concessão dos serviços de água e esgoto. Na mensagem aos vereadores, o prefeito alega que a criação dos cargos visa garantir uma "estrutura mínima" para funcionamento da agência.
O vereador Júlio Dias (PT), um dos contrários expôs que, "diante da realidade da cidade de Sinop, diante de várias outras áreas essenciais que precisam ser investidas, sou contrário", embora entenda : que esse é o caminho correto de se promover a contratação desses futuros servidores".
O presidente da câmara, Mauro Garcia (PMDB) disse que a "proposta do Executivo na Casa é para criar um concurso público, pois cria cargos efetivos. Para realização do concurso você precisa criar cargos. Esses cargos não servem para outra esfera se não concurso público”, disse, através da assessoria.
Também foi aprovado projeto de lei 10/16 extinguindo diversas vagas, como por exemplo, 43 de auxiliar administrativo, 8 de biomédico, 5 de técnico em contabilidade, 3 de médico veterinário, 4 de topógrafo, dentre outras. Por outro lado, cria vagas para controlador geral, gestor de recursos humanos, gestor contábil, gestor de projetos e processos legislativos, procurador jurído geral, gestor de convênios e captação de recursos, gestor financeiro, gestor de cobrança e dívida ativa, gestor de procesos licitatórioe e agente de sepultamneto – com uma vaga cada. O preencimento também será por concurso público. O projeto teve 10 votos favoráveis e uma abstenção.
Ainda durante a sessão, também foi autorizado o município receber em doação, da Colonizadora Sinop, equipamentos do Sistema Papi para o aeroporto João Batista de Figueiredo.