Os vereadores de Sinop aprovaram, em primeira votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2007. O projeto, elaborado pelo Poder Executivo, define ações que o governo municipal pretende desenvolver no ano seguinte nas áreas como saúde, educação, habitação, assistência social, agricultura e outras. O plano de metas deve seguir o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Seis emendas (substitutiva, aditiva e supressiva), elaboradas pela vereadora Sinéia Abreu (PSDB), foram apresentadas e aprovadas para serem inclusas a LDO. A aprovação aconteceu ontem (26), durante a 20ª sessão. A LDO deve passar por mais duas votações.
Entre as metas estão: capacitação de servidores, ampliação da rede de água tratada, construção de casas populares, implantação de incubadora de empresas, criação do fundo de aval ao pequeno e micro empresário, implantação da patrulha mecanizada, construção de unidade odontológica, aquisição de veículos para várias secretarias, ampliação de ginásio, reformas e implantação de laboratórios de informáticas nas escolas municipais, implantação do aeroporto municipal, entre outras.
Na sexta-feira (23), a Câmara realizou uma audiência pública que discutiu o assunto que foi acompanhada por várias pessoas acompanharam os trabalhos. O presidente da Câmara, José Pedro Serafini, “Pedrinho”, (sem partido), e o secretário de Finanças, Astério Gomes, responderam perguntas feitas pelos participantes.
Além da LDO, os vereadores aprovaram dois pareceres, um requerimento, uma moção de aplauso, e 11 indicações. Um projeto, de autoria do vereador Mauro Garcia (PPS), segundo secretário, foi encaminhado as comissões. A proposta do parlamentar modifica a lei 676/2002, que trata sobre a utilização de caçambas coletoras de entulhos. O projeto prevê a proibição de armazenamento das mesmas no perímetro urbano da cidade entre as avenidas Flamboyants, Jequetibás, Ingás e a rua João Pedro Moreira de Carvalho.
Durante a sessão o presidente da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Joaquim Martins Neto, “Nenê”, recebeu a moção de aplauso concedida à entidade pela realização da 22ª Exponop (Feira Agropecuária). A feira foi realizada de 3 a 11 deste mês e apesar da crise no agronegócio, segundo Nenê, a feira foi um sucesso.