A oitava sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira foi acompanhada por dezenas de pessoas que lotaram o plenário da Câmara de Sinop. A sessão durou pouco mais de três horas e os vereadores analisaram e votaram dois projetos de lei, seis emendas (substitutivas, aditiva), 14 indicações, dois pareceres, um requerimento e uma moção de aplauso. Cinco projetos foram encaminhados as comissões.
O projeto de lei que permite o Poder Executivo firmar “termos de Cooperação” com pessoas físicas ou jurídicas para administrar áreas verdes (praças, canteiros centrais), em troca de publicidade, entrou em pauta pela primeira vez e foi aprovado pelos parlamentares em uma única votação. Já o projeto que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (COMAM) foi aprovado em segunda e última votação. Os dois projetos, que são de autoria do Poder Executivo, serão encaminhados ao prefeito para serem sancionados.
Os vereadores aprovaram ainda o requerimento que solicita informações sobre o engenheiro responsável pelo projeto básico do sistema de esgoto sanitário de Sinop e a moção de aplauso entregue aos atletas que compõem a seleção mato-grossense de basquete que foi campeã no campeonato Juvenil Brasileiro. As propostas foram apresentadas pelo presidente da Câmara, José Pedro Serafini (Pedrinho/sem partido). As emendas feitas pelos vereadores Sinéia Abreu (PSDB), e Jorge Müller (PSDB) também tiveram parecer favorável dos vereadores.
Entre as indicações aprovadas estão a que pede a reposição de sinalização (vertical e horizontal) em todo perímetro urbano de Sinop, do vereador Tião da São Camilo (PMDB); a que solicita a reforma e ampliação do posto de saúde no bairro Jardim Boa Esperança, apresentada pelo vereador Chicão do Varejão (PFL); a que solicita a reposição de lâmpadas queimadas no sistema de iluminação pública, na comunidade Belo Ramo, de autoria do vice-presidente Gilson de Oliveira (PP); a que indica a implantação de rede de água tratada no bairro Jardim América, do segundo secretário Mauro Garcia (PPS); a do vereador Valdemar Júnior (PPS) que pede a aplicação da lei 861/2005 que cria o serviço “Disque Ronda Escolar” – aprovada e sancionada no ano passado -; e a que solicita a construção de uma pista de atletismo em volta do campo de futebol, apresentada pelo vereador Porcão (PDT).
O ex-secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho, e o deputado Dilceu Dal Bosco (PFL) usaram a tribuna e fizeram uma explanação dos trabalhos desenvolvidos. Baiano deixou o cargo na semana passada para concorrer às eleições desse ano.