PUBLICIDADE

Câmara de Sinop antecipa sessão e aprova 11 indicações

PUBLICIDADE

Presidida pelo vice-presidente, Gilson de Oliveira (PP), a terceira sessão ordinária do ano, na Câmara de Sinop, foi rápida e durou cerca de 40 minutos. Todas as matérias em pauta, um projeto de lei, um parecer e 11 indicações, foram aprovadas. Apenas um projeto, de autoria do vereador Valdemar Júnior (PPS), que institui no calendário oficial do município – 5 de dezembro – o “Dia do Voluntário”, foi encaminhado as comissões.

O projeto da vereadora Sinéia Abreu (PSDB), que cria, em Sinop, a Campanha Permanente em Defesa dos Direitos da Mulher e contra as violências e discriminações vividas pelas vítimas, foi aprovado em primeira e única votação. A vereadora apresentou um requerimento verbal pedindo a suspensão das outras votações. “Hoje temos muitas mulheres no nosso município que sofrem com a violência e não sabem dos seus direitos”, defendeu na tribuna. “É preciso divulgar esses direitos para que o quadro de casos, que não é pequeno, se reverta e a mulher seja tratada com dignidade”, acrescentou.

Uma das três indicações apresentadas pelo vereador Antonio Joliveira dos Santos (PDT), foi a que pede a implantação da rede de água tratada no bairro Jardim Umuarama I. Ele defendeu a necessidade da obra, pois “muitas famílias utilizam água de poços, a maioria construídos próximos de fossas, e isso coloca em risco a saúde dos moradores”. Uma proposta para a implantação da rede no bairro já foi apresentada na casa e, segundo o vice-presidente da Câmara, o Serviço de Água e Esgoto aguarda a liberação de recursos para a execução da obra.

A implantação de um Centro de Controle Zoonoses em Sinop, foi a indicação apresentada pelo vereador Chicão do Varejão (PFL). De acordo com o vereador, além de recolher animais (cachorros, gatos e outros), servirá como um posto permanente de vacinação anti-rábica e tratamento de animais. A segurança também foi outro ponto ressaltado por Chicão. Ele citou a ocorrência de atropelamentos de animais que acabaram em tragédia. “Uma mulher morreu depois que caiu da moto porque havia atropelado um cachorro”, citou durante seu discurso na tribuna. “Com uma carrocinha esses animas seriam recolhidos e as pessoas poderiam andar mais tranqüilas pelas ruas”, completou.

O vereador Mauro Garcia (PPS), segundo secretário, pediu a arborização das ruas da cidade. Conforme o vereador, a indicação é um pedido feito pela própria população e cobrou a aplicação da lei que obriga replantio de árvores na avenida Júlio Campos, principal da cidade. “Antigamente na avenida (Júlio Campos) víamos muitas árvores hoje quase não há. Vamos cobrar da Prefeitura que aplique a lei que obriga proprietários a replantar árvores nos locais onde elas existiam e foram arrancadas para destacar fachadas de lojas”, cobrou.

O vereador Jorge Muller (PSDB), líder do Prefeito, assegurou que o assunto já está sendo discutido com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Piccin, e a Prefeitura está estudando a possibilidade de firmar parceria com o Lions Clube para arborizar a cidade. Trabalho que já foi feito.

A sessão foi antecipada para essa sexta-feira devido ao Carnaval. o presidente da Câmara, José Pedro Serafini (Pedrinho/sem partido), baixou a portaria nº 013/2006 que decreta ponto facultativo no Poder Legislativo e segue o que já foi determinado pelos governos do Estado e municipal. Os trabalhos na Câmara voltam ao normal a partir da quarta-feira de Cinzas, às 12 horas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE