domingo, 5/janeiro/2025
PUBLICIDADE

Câmara de Rondonópolis recusa quebra de decoro contra vereador

PUBLICIDADE

A Câmara de Vereadores, por unanimidade, recusou o pedido de quebra de decoro parlamentar movido pelo ex-vereador Márcio Bertoni (PMDB), contra o vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô, também do PMDB. O pedido foi baseado no discurso proferido pelo vereador na sessão ordinária do 13 de fevereiro, mesma data da renúncia de Bertoni e onde Fulô narrou alguns acontecimentos ocorridos nos últimos 15 anos na Câmara, que ganharam repercussão.

No entendimento da assessoria jurídica do ex-vereador, o discurso atingiu a imagem da Câmara, pois Fulô tratou de assuntos polêmicos como casos de vereadores que chegaram a negociar a retirada do nome de uma CPI no passado. “Em momento algum quebrei o decoro”, sustentou.

O procedimento ocorreu logo após a abertura dos trabalhos e, caso os vereadores aprovassem o pedido, seria criada uma comissão e o fato poderia resultar até na cassação do parlamentar. Como o pedido foi rejeitado no plenário, a questão está arquivada.

Na primeira etapa, o primeiro secretário da Câmara, Hélio Pichioni, leu todo o pedido feito pela assessoria jurídica de Márcio Bertoni e depois abriu espaço para a defesa de Fulô.

O vereador começou o discurso de defesa lembrando dos ex-vereadores Ananias Martins e João Poteiro, depois Fulô relembrou que sempre defendeu a Câmara de Vereadores. “O que eu falei naquele dia não é nenhuma mentira, eu sempre defendi a Câmara e vou sempre sair em defesa da Câmara, eu não agredi essa Casa em momento algum”, disse.

O vereador lembrou do período em que era presidente do Legislativo, que trabalhou para que a Câmara tivesse a estrutura necessária e ainda recuperou o crédito junto aos servidores. Fulô reafirmou que não viu quebra de decoro em seu discurso.

O vereador Aristóteles Cadidé, líder da bancada do PR, também saiu em defesa de Fulô. “Os fatos que estão neste pedido foram destes 15 anos e não nessa legislatura, a gente mesmo percebe que as coisas mudaram na Câmara e muitos destes que ele citou foram retirados pelas urnas”, disse.

Cadidé orientou a bancada do PR a votar contra o pedido e afirmou que na ótica dele não identificou quebra de decoro na situação.

O presidente da Câmara, Ananias Filho, também saiu em defesa de Fulô. “Todos esses fatos narrados por ele foram públicos na época, saiu nos jornais e tudo mais”, frisou.

DISCURSO – No mesmo discurso que motivou o pedido de quebra de decoro parlamentar, Fulô ainda deu a entender que o ex-vereador Márcio Bertoni havia vendido o mandato em troca da renúncia, mas essa questão não foi abordada pela assessoria jurídica do ex-vereador.

O vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (PMDB), parecia aliviado após o resultado da votação do pedido de quebra de decoro parlamentar apresentado pelo ex-vereador Márcio Bertoni. Fulô, antes mesmo da votação, disse no plenário como estava se sentindo. “Não matei, não roubei, não difamei, não menti, apenas falei a verdade”, argumentou o peemedebista.

Fulô, no discurso seguinte, após o resultado da votação, agradeceu aos vereadores e setores da imprensa. “Agradeço aos que me apoiaram e entenderam, essa situação não foi nada fácil”, disse o vereador visivelmente emocionado.

Fulô foi mais longe e disse que sempre pensou em seus discursos. “Gosto de falar o que convém, mas sempre penso antes de mais nada”.

O parlamentar reconheceu que esses dias, antes da votação, não foram fáceis para ele. Emocionado, disse que estava incomodado em dar explicações sobre a situação a amigos e familiares. “Era sempre muito triste, mas como eu já disse, falei apenas a verdade”, completou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE